quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Fabricando meu primeiro robo explorador

A alguns meses atrás, conversando com alguns amigos que estão se formando na faculdade, veio a conversa sobre trabalho de conclusão de curso e em meio a isso surgiu a ideia de se fazer algo voltado para área de reconhecimento de objetos. O Interesse dos meus amigos era tão somente reconhecer objetos e controlar um pequeno carrinho equipado com uma câmera.

E porque fazer uma coisa simples se podemos complicar! Pensando assim nesses últimos dois dias estive trabalhando em uma coisa nova: um carrinho para ser movimentado pela paca.

Porque não utilizar um carrinho comercial: realmente podia-se ter utilizado esses kit's pré-fabricados mas montar um é melhor especialmente porque eu me propus a fazê-lo. A muitos anos eu venho desenvolvendo coisas estáticas sem muito dinamismo - uma porção de coisas sem graça - geralmente para automação doméstica quando muito realizando projetos para o trabalho... não que isso não envolva desafios mas quando se mexe sozinho é mais desafiador.

Pensando assim resolvi ajudá-los fazendo o carrinho propriamente dito com os motores e a parte de eletrônica de potência. Aqui estão as fotos do trabalho de hoje:


 
 Essa foi a sequência que eu estava fazendo das peças, por enquanto, como é só para testes ele vai ficar assim mesmo, depois pretendo fazer uma capa pintá-lo e de dar uma cara elegante para ele.


 Querendo eu fazer um teste rápido de um controlador PWM acabei por danificar o Netduino... é... deu uma fumada... que bom que vai dar para recuperar porque o processador não queimou! Segue os vídeos, são dois vídeos curtos mostrando o carrinho (desculpe a falta de profissionalismo nos vídeos... vou aprender a editar... )

Nenhum comentário:

Postar um comentário