sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Verificando o Hardware do Netduino

Como eu disse ontem, dei uma destruída no meu Netduino... Na verdade o que aconteceu é que eu queria fazer o teste com um controlador PWM no motor e na afobação teste o código que eu havia postado a um tempo atrás no blog para variar o PWM de 0 - 100%. Evidentemente não funcionou porque abaixo de uns X% o motor não parte e fica travado (não tem energia suficiente para dar a partida) assim tive que partir de 100% e ir reduzindo até chegar no tal X%.

Então trouxe a placa aqui para minha mesa para colocar um botão para reduzir o PWM e outro para aumentar. Alimentando pela USB o 5V da palaca fica com a tensão da porta USB e o "Vin" fica com uma tensão residual de poucos Volts assim resolvi tirar o fio que alimentava os botões e colocar no 5V. Os testes aqui no PC funcionaram bem e tratei de ir para bancada da firma testar com a bateria e alimentei a placa pela bateria de 12V através da conexão da protoboard, ou seja, alimentei com 12V na entrada de 5V...

O que me deixou com uma raiva mortal é que antes de testar pensei em colocar um fusível mas a afobação foi tão grande que deixei isso de lado e destruí a placa. A princípio o prejuízo não foi tão grande porque vai dar para recuperar.

Agora você ai deve se perguntar: "que otário fez um post babaca só para falar que queimou a placa...". Mas a minha intensão é diferente, fiz o post para mostrar uma maneira de testar todo o hardware da placa, a final depois que a placa sofre danos os novos testes que não funcionam vem sempre com a pergunta: "Será que foi alguma coisa que eu queimei?".

Primeiro de tudo é analisar partindo da origem do erro, no meu caso uma inversão da alimentação injetei 12V no barramento de 5V. Analisando pelo esquemático do Netduino, e também pelo Layout porque o Netduino não tem Label dos componentes impressos na placa, é possível notar que no barramento de 5V existe conectado o U1 LMV7271MF, os reguladores, os dois Led's da placa e o U7 SN74LVC1G3157DBVR (comutador analógico de referência do ADC).

O ideal é testar cada periférico separadamente iniciando pelos reguladores - não é necessário removê-lo da placa apenas aplicar uma tensão levemente mais alta na entrada e verificar se a saída está conforme através dos pinos 3.3V e 5V.

 Aqui eu tenho osciloscópio e a forma de onda do regulador com defeito é essa:
Não é necessário ter o um osciloscópio para e ver a forma de onda para verificar se está com defeito, basta ver o nível de tensão, que com o multímetro chegava a 6V (eu fiz a medida).

Naturalmente, a forma de onda te dá outro sinal, nesse caso de sobrecarga, ou seja, algo a frente no circuito esta consumindo mais que o regulador é capaz de fornecer no meu casso teve um componente que fumou mesmo e vou começar tirando ele e checando se resolveu o ripple (a tensão do regulador estabilizou).

 Retirei o CI que estava com defeito o U7, no próprio esquemático tem uma nota de como ele opera:
AREF_SOURCE_CONTROL
IF == 0, AREF_FILTERED = External AREF
IF == 1, AREF_FILTERED = Onboard +3.3V
Que faz referência a referência analógica do microcontrolador. A remoção surtiu um efeito, não o que eu espera, porque o circuito passou a esquentar mais o que é um péssimo sinal. 

Seria lindo se o mundo fosse perfeito e a placa terminasse funcionando bem, mas a vida real é diferente e a remoção do componente terminou por estragar de vez a placa... Agora é ter mais atenção na próxima vez...

4 comentários:

  1. Olá Victor,

    Lamento pelo incidente. Obrigado por compartilhar esta informação para que talvez outras pessoas (assim como eu) prestem atenção nas conexões elétricas.

    Não entendi onde você ligou erroneamente os 12V. Pelo que entendi você ligou 12V no pino de 5V (aquele no header da placa)? É isso mesmo?

    Obrigado,

    Igor.

    ResponderExcluir
  2. Olá Igor,
    Realmente foi isso que aconteceu, liguei o 12V da bateria no 5V da placa por descuido. Depois do incidente a esperança era grande, tentei ligar o Netduino no PC e felizmente foi reconhecido com sucesso, a pesar do grande cheiro de queimado que saia da placa. Surpreendentemente o processador estava intocado e tudo funcionando.

    Vendo pelo esquema do Netduino os reguladores estão em cascata e só 2 componentes são ligados entre a saída do regulador de 12V e a entrada do regulador de 3,3V que são exatamente o comutador de alimentação e esse comutador analógico do Vref.


    Pois bem, decidi escrever o Post enquanto tentava trocar o Regulador e o comutador analógico que estava fedendo muito. Quando removi o comutador da placa, para minha surpresa, parou de funcionar de vez...

    Ainda não entendi o que houve, to tentando estudar melhor essa parte do circuito mas está complicado de entender...

    Obrigado pelo comentário.
    [],
    Victor

    ResponderExcluir
  3. Olá Victor,

    Realmente não sei como ajudar. Mas quem sabe o pessoal do fórum do Netduino não tem uma carta na manga?

    Boa sorte ai na sua pesquisa. Se conseguir consertar nos avise!

    ResponderExcluir
  4. Olá Victor,

    Obrigado pela dica, as vezes nos descuidamos..

    ResponderExcluir