domingo, 28 de abril de 2013

Electricity, Gas and Temperature Monitoring with Netduino Plus



Como fiquei muito tempo sem tocar no meu Netduino simplesmente o tempo passou e coisas novas surgiram. Hoje nas minhas pesquisas no blog tentei buscar saber o que os nossos amigos entusiastas andam fazendo a respeito do quando repentinamente me deparei com um dos projetos mais sagazes que eu já tinha visto com o Netduino Plus: um multimedidor integrado para medição de águal, luz e gás com aplicações em energias renováveis.


A página do Code Plex pode ser acessa através desse LINK. Trata-se de um Medidor de energia elétrica, um verdadeiro Smart Meter que está equipado com uma porta P1 que, se acionado, entrega uma mensagem a cada 10 segundos com informações sobre energia elétrica consumida (kWh), eletricidade entregue (kWh), o uso atual (kW), entrega atual (kW) , que tarifa está sendo usado e, além disso pode ser usado como um Smart Meter para gás, medindo a vazão de gás (m³). Também inclui uma função de medição de energia individualizada que se aplica, por exemplo, registro PV pode ser conectado e logado para PVOutput.org etc (Funciona como Dataloger)

O código do medidor  está escrito em Visual Basic 2010 Express que é executado em um Netduino Plus e / ou um Netduino Plus 2 (pasmem o cara é ninja!!!). O código já possui as configurações para funcionar com as plataformas PVOutput, Cosm e ThingSpeak em um intervalo configurável por serviço além de possibilitar a gravação no cartão microSD com capacidade máxima de 2GB.

O idealizador dessa arte é o Gé Brander responsável pelo suporte a plataforma que começou com força me Março desse ano 2013.

Fica para os entusiastas o vídeo do que o medidor é capaz de fazer!
Netduino Forum Post: http://forums.netduino.com/index.php?/topic/7364-dutch-smart-meter-and-s0-meter-logging/

Netduino Plus 2 - Mais memória e mais processameneto



    Já faz algum tempo que eu não posto nada no blog. Desculpe a demora, acontece que ue mudei de emprego e a demanda lá é diferente e tive que estudar algumas coisas novas.

    Na verdade, muito embora eu goste de eletrônica e tudo mais, eu sou engenheiro elétrico sendo assim eu trabalho com algumas coisa que fogem um pouco a necessidade. Hoje eu estou trabalhando com projetos de Linhas de Transmissão de Energia, nada a ver com o Netduino e eletrônica (a princípio...)

    De todas as formas estou aqui para escrever um post sobre o Netduino Plus 2 que já está ai desde Novembro, se não me engano, e até agora não pude velo em funcionamento.

    O Netduino Plus 2 tem quatro vezes a velocidade (168MHz), seis vezes o espaço de código (384KB), e duas vezes a RAM disponível (100KB +) do que Netduino Plus. Ele também tem mais periféricos como quatro portas seriais, seis canais PWM e um poderoso ADC de 12-bit. O pino de programação nativa também foi modificado, o ICSP 6-pin foi trocado por um header MiniJTAG de 10 pinos. O objetivo é permitir que desenvolvedores de compilar seu próprio firmware usando o GCC e depurar código gerenciado e nativo ao mesmo tempo (muito bom mesmo que ainda não tenha feito nenhuma experiência a respeito).

    Em todos os casos é um hadware muito mais poderoso o que vai resolver muitos problemas que temos hoje em especial com relação as latências na comunicação pela internet (atualização de página) e aos problemas de falta de memória.

    Fato é que isso é uma resposta a nossa pequenina Raspberry PI que chegou no mercado para acabar com qualquer outra plataforma. Em especial para nós brasileiros que temos infinitos problemas de importação a Farnell trouxe a  Raspberry PI por simbólicos R$ 170,00 enquanto o Nteduino Plus custa por ai mas de R$ 200,00 e não tem nem um 15% do desempenho.

    Eu vou continuar investindo no Netduino como uma alternativa (até porque eu tenho algumas placas aqui ainda) e porque a facilidade de programação é grande.

    A facilidade é tão grande que esses dias achei umPost sobre ela num blog sobre AutoCAD .NET (assunto do meu outro blog). KEAN WALMSLEY, especialista em .NET para AutoCAD postou em fevereiro deste ano um artigo sobre o Netduino Plus 2 (veja aqui) o que me deixou realmente surpreso porque ele não é dessa área.

    Por fim, vamos continuar atentos no Projet ShowCase do forum do Netduino que sempre é possível ver onde podemos chegar por ali.

PS.: Vou tentar postar com mais frequência!