quinta-feira, 24 de abril de 2014

Sistema de segurança doméstica com Netduino Plus


Esses dias andei dando uma olhada nos projetos existentes do Netudino e achei um projeto muito interessante de um sistema de segurança doméstica feito com Netduino por Mike Linnen! Fantásico! Neste vídeo ele mostra como ele fez o sistema utilizando o Windows Azure e e 11 Netduino Plus conectados via rede.


No vídeo ele mostra a função de cada placa de Netduino Plus e a sua aplicação na solução global de segurança, ele dedica placas para aplicações específicas como botões de um painel e sinalização.

Link para página do Projeto: cloudhomesecurity


É fantástico! Estou realmente impressionado com o profissionalismo da solução, para a plicação ele utilizou a biblioteca MQTT que na verdade é um cliente .Net (. Net Framework,. Net Compact Framework e. Net Micro Framework) para  Internet of Things e comunicação M2M.

MQTT, abreviação de "Message Queue Telemetry Transport", é um protocolo de mensagens de peso leve que permite que dispositivos embarcados com recursos limitados para realizar a comunicação assíncrona em uma rede restrita.

MQTT protocolo baseia-se na publicação / assinatura padrão para que um cliente pode se inscrever em um ou mais tópicos e receber mensagens de outros clientes que publicam sobre estes temas.

Esta amostra é uma biblioteca contém um cliente MQTT que você pode usar para se conectar a qualquer corretor MQTT. É desenvolvido em linguagem C # e funciona na plataforma do Netduino veja: https://m2mqtt.codeplex.com/.

Estou vendo as popções do que posso fazer com o Netduino esse ano, essa solução me pareceu genial, estive pensando esses dias em projetar algumas placas para acoplar no Netduino e transmitir mais possibilidades, uma placa com Relés e I/O com mais potência multiplicadas, talvez um teclado. O grande problema e a viabilização disso, fabricar uma placa dessas requer minimamente umas 10 unidades de forma que fique viável assim eu acho interessante fazer uma para mim e com a divulgação no blog talvez vocês leitores se interessem e acabem comprando algumas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário