sábado, 22 de setembro de 2012

Rio Oil & Gas 2012

   Galera esse post é mais uma explicação devido a essas 3 semanas sem postar nada no blog sobre o Netduino, essa plataforma genial e prática.
Rodrigo Martins, Sócio/Diretor da ENELTEC

   Como vocês já sabem eu tenho objetivos mais comerciais com a plataforma do Netduino, e foi buscando uma boa plataforma comercial para minhas aplicações que eu cheguei nele. Modularidade é a plavra de ordem hoje em dia e nada mais modular que o sokets o formato de Arduino que compatibiliza um grande numero de outras placas permitindo um desenvolvimento rápido mesmo quando não se tem um rumo bem definido ou seja lá uma estratégia...

   Contudo, a ENELTEC foi convidada a participar da Feira Rio Oil & Gas 2012 que aconteceu aqui no Rio de Janeiro mesmo reunindo diversas empresas do setor de petróleo e gás.

   Muito embora as aplicações ainda estejam em fase embrionária na empresa, meu chefe (que aparece na foto - achei melhor colocar a foto dele afinal ele é o chefe...) julgou de extrema relevância apresentar no evento os medidores de água e energia que estamos desenvolvendo. E assim foi feito, nessas duas semanas eu estive envolvido na construção de dois medidores: um de fluxo de água; e outro de energia - ambos utilizando o Netduino+.

   Aqui estão as fotos parciais do medidor, infelizmente serão só fotos que vou mostrar mesmo...

Medidor de Energia tipo tomada

Medidor de Vazão D'Água
   Os Medidores foram desenvolvidos para enviar os dados diretamente para o Google mostrando graficamente as medidas efetuada s através de um site. Aqui está o Link para o site de demonstração que eu usei no evento. Você vai notar que a medida está meio parada no tempo, isso ocorre porque eu removi os medidores, mas a ideia é que quando instalados de fato o site seja atualizado de minuto a minuto.

  O site em si dispensa muitas apresentações, tem uma visão 2D de um escritório fictício onde estão instalados dois medidores de energia (SALA 1 e SALA 2). Logo abaixo são apresentados os gráficos de potência consumida e o calculo da energia e do faturamento deveria estar aparecendo logo ao lado, mas não tive tempo de implementar mesmo sendo uma coisa bem simples de se fazer.

   Outra observação é que a foto do escritório é animada e clicando sobre o medidor 2 você poderá ver também dados de fator de potência e tensão na barra, mais a frente será implementado também THD e Nível der Harmônicas.

   Bom foi isso, eu realmente trabalhei bastante nisso nesses dias em especial em uma shield própria para medição de corrente e tensão, não posso dar muitos detalhes ainda sobre o projeto mas já está chegando em uma fase de lote piloto.


4 comentários:

  1. Muito legal esses medidores. Parabéns! Me interesso principalmente no de água. Ele aguentaria medir a vazão de uma bomba, ex: de um poço artesiano ?
    Continuo aguardando a conclusão do projeto "sensor de nível para Caixa D'água" que foi o que me atraiu ao seu blog.

    ResponderExcluir
  2. Olá Leonardo,
    Primeiramente desculpe pela demora em responder ao comentário, mas estes dias foram um pouco complicados para ver o meu Blog.
    Quanto a medição do poço artesiando é possível sim, acho que precisa de um sensor melhor porque o que eu tenho é para tubo de 1/2", não sei qual é a sua tubulação.
    A lógica é sempre a mesma e o processo de leitura é bem parecido com o do meu sensor de nível de caixa d'água - até esse foi um motivo pelo qual deixei um pouco de lado de terminar o projeto.
    Como você está interessado vou ver se termino ele no próximo final de semana.

    ResponderExcluir
  3. Olá Victor,

    Sei que estou um pouco atrasado em relação a esse seu post mas como fabrico bombas peristálticas (veja em http://ntiquipamentos.com.br) e tenho um problema que exige a medição da vazão do produto que ali passa. Já tentei com medidor de vazão para máquinas de café mas eram muito pequenos. Os hidrômetros residenciais, muito grandes. Daí vi a foto acima onde identifiquei uma caixinha que me parece ser da PATOLA e o medidor fixado nela. Pergunto: Vocês usinaram esse medidor ou foi comprado no mercado. Abraços, Ivan.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivan,
      Realmente usamos um sensor intrmediario. Ou melhor, usavamos porque eu sai da empresa. De qualquer forma, o sensor e bem didático nao sei se tem uma boa sensibilidade para fazer uma medição precisa.
      Esse ensor eu comprei na sparkfun ou no laboratório de garagem. Mas dá para medir bem, deve ser calibrado.
      []s
      Victor.

      Excluir