terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Preocupações com Segurança - não quero queimar minha placa!

A um tempo atrás estava trabalhando com a Explorer 16Br (versão nacional da plataforma da microchip) e tive uma triste impressão da placa simplesmente parara de funcional de uma vez sem nenhum sinal de vida,  testes e teste e tensões normais de alimentação canais de programação chegando aos pinos lógicos e nada.
Foto da Mosaico

Não teve jeito nada vez levantar a placa outra vez, processadores queimados? Não! pasmem, estavam bons em perfeito estado, depois de comprar uma outra placa, desta vez importada da MICROCHIP consegui utiliza o processador, de fato nunca consegui saber ao certo o que estava errado.

A placa em si dá para fazer grandes coisas mas ela além de não ser 100% compatível com o Hardware original da MICROCHIP tem problemas sérios de roteamento que vazem com que ela seja facilmente "dignificável" com estática, pó e outras coisas mais.

A ideia desse artigo é mostrar algumas preocupações que podem deixar o seu projeto de eletrônica mais confiável e a acabar com aquele amadorismo total que faz com que uma coisa montada em casa nunca possa funcionar por mais de uma ano...

Não Toque!

Nunca toque, ou evite tocar nos CI's e partes integrantes como pernas de componentes, resistências e outras partes metálicas a não ser que seja necessário e indispensável.



A mão, mesmo que não apreça oxida as trilhas porque está engordurada e com umidade, geralmente, circuitos comerciais comprados com algum tipo de verniz mesmo no lugar soldados isso protege de oxidação as soldas mas quando você solda manualmente acontece que a proteção por cima sai e próprio ponto começa a oxidar e componente a conexão.

Use luvas! Isso pode ajudar ainda mais porque você não se suja e a placa não é tocada por você.

Outra coisa importante, quando você compra a solda note que os fios de solda mais grossos sempre surge uma casca preta/marrom sobre a solda. Isso nada mais é do fluxo passivo, dizem que é breu com um diluente qualquer (éter, álcool, gasolina).

Quando você fizer as suas placas mesmo que não for passar o verniz utilize uma camada de breu diluído com gasolina para proteger as trilhas, inclusive, as soldas depois de feitas com um pincel fino é bom colocar uma gota de breu para proteger da oxidação.

Todos os fabricantes se preocupam com a estática porque você não?

Quando você toca ainda tema parte do potencial estático, parece que não mas todos os fabricantes tem uma preocupação grande com a estática porque você não teria?


A fita anti estática pode até ser bem cara (~ R$ 20,00), mas não precisa de uma fita propriamente dita, você pode simplesmente se aterrar em um ponto qualquer perto do seu laboratório antes de tudo, quando eu não tinha aterramento fazia isso na janela mesmo e me mantinha em um potencial baixo quando entrava no laboratório para realizar qualquer coisa. Até mesmo em casa fazia isso, em casa eu tinha uma pulseira enrolada com um fio 0,3 mm ligado ao terra, não dava trabalho mas tenho certeza que consegui evitar de queimar muitos componentes.

Sabe aquela vez que você fez todo seu projeto de digital e quando chegou para mostrar ara o professor o fipli-flop queimou na protoboard, é pode ter sido estática! Geralmente quando transportamos de carro em dias muito secos o atrito do ar com o carro gera estática que carrega você a placa e tudo mais, quando você alimenta a placa no laboratório ela simplesmente se descarrega pelo terra ou pelo neutro do circuito...

Outra coisa que pode acontecer é você acordar com carga estática, o ar seco do ar-condicionado junto com o atrito seu com os lençóis da cama faz com que você fique carregado e acabe queimando uma porta logica, um processador ou um CI...

Hoje os processadores já possuem proteções internas, especialmente os da ATMEL e MICROCHIP são utilizados em processos industriais são bem robustos e não queimam com tanta facilidade mas comovem não abusar.

Não use bancadas metálicas!

Assim como você deve se aterrar nunca manipule placas sobre mesas metálicas, sempre há o risco de fazer um curto-circuito entre trilhas usando a bancada de ferro.

para manter a placa afastada utilize pés de plastico que nem os que vem com o netduino isso ajuda a não tocar aplaca na mesa que mesmo sendo de madeira pode conter restos de solda e danificar a placa aplicando curtos entre os terminais

Não use violência nas placas

As vezes você quer limar a placa ou fazer um encaixe para qualquer dispositivo, ou até mesmo um furo e sempre tem uma mesa com uma morsa para prender a placa e tal. Mas evite fazer isso a qualquer custo, limar a placa, furar qualquer atividade mecânica que gere rebarbas e esforços pode danificar as trilhas, se você fez a placa você mesmo, com acido a tendência das trilhas saírem é grande e possível que você tenha problemas depois.


As placas mesmo grandes são sensíveis e flexionam, o fenolite em especial é bem frágil. Se a placa for para ficar ao tempo dentro de algum equipamento utilize fibra de vidro porque é bem mais resistente, inclusive de for fixar um motor ou alguma coisa mecânica nela.

Solde bem suas placas

Um das coisas que mais são problemas são suas próprias soldas, o que o pessoal chama de solda fria. Você até consegue unir mecanicamente o componente na placa mas ele não não dá contato elétrico, ou dá contato quando você acaba de fazer e 2 dias depois passa a dar problema. Isso acontece muitas vezes porque durante o processo de soldagem a temperatura não atingiu o valor suficiente para fundir o estanho ou porque a superficial estava oxidada de mais para soldar.

Isso é quase uma auto sabotagem, eu particularmente recomendo a qualquer um treinar solda um pouco antes e comprar um bom ferro de solda, eu tenho uma estação de solda em casa mas se você não quer ter uma pelo menos um ferro ajustável você precisa ter.

Primeiro sempre limpe a superfície onde você vai soldar, as placas comerciais já vem protegidas com uma solução parecida com o breu com gasolina, se a sua placa não estiver limpe com alguma lixa, evite usar palha de aço (bombril) porque ele solta pedaços pequenos que podem ficar e oxidar sobre o seu circuito.

Segundo, a solda vai entre o que você quer juntar! Evite colocar a solda no ferro de solda, você deve sempre posicionar o ferro de solda encostando entre as partes que você quer soldar e deixar o ponto onde as dua se unem livre para solda. Quando você encostar a solda e as superfícies estiverem limpas a solva vai derreter e ficar limpa e espelhada

Com isso você vai sempre fazer uma boa solda. Se caso você notar soldas muito foscas com muita solda em cima, bolinhas de solda, estas certamente vão se tornar um ponto de falha e que vai te dar dor de cabeça depois.

User um aterramento de verdade

As vezes é impossível, trabalhei em um laboratório em um prédio antigo no centro do rio, na época tivemos a necessidade de fazer uma terramento próprio.


Quando você fizer o seu aterramento com uma haste simples você pode teta-lo colocando uma lampada, se ela acender significa que está bom e ele é capaz de drenar uma boa corrente e garantir a proteção.

Conclusão 

Fazer um trabalho com qualidade sempre aumenta suas chances de sucesso no seu projeto, mesmo que seja algo simples. Sempre tento dividir os projetos em testes e "projetos" os testes são coisas que eu pretendo desmontar depois e os projetos idéias que penso em concluir e deixa funcionando, uma dos primeiros projetos que eu fiz foi um medidor de bateria para o carro, ele simplesmente registrava o menor valor de tensão durante a partida do motor e segurava o valor dando o diagnóstico foi bem simples mas como tive cuidado de fazer o circuito envernizar e soldar direito até hoje ele funciona bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário